17°C 28°C
Belo Horizonte, MG
Publicidade

Álvaro Damião garante R$1 bilhão para obras do Novo Anel Rodoviário

Prefeito de Belo Horizonte afirma que recursos do Banco dos Brics serão destinados a obras estruturantes na capital mineira

09/10/2025 às 09h30
Por: Cristiane Cirilo
Compartilhe:
Foto: Reprodução Redes Sociais
Foto: Reprodução Redes Sociais

O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), anunciou nesta quinta-feira (9) a garantia de um investimento de R$ 1 bilhão para as obras do Novo Anel Rodoviário. O valor, segundo o prefeito, foi confirmado durante uma reunião em Xangai, na China, com a presidente do Banco dos Brics, Dilma Rousseff.

Damião compartilhou a novidade por meio das redes sociais, relatando o diálogo que teve com a ex-presidente do Brasil. “Quando disse a ela que vim à China em busca de recursos para as obras estruturantes do Novo Anel, ela perguntou: ‘quanto custa?’. Respondi: ‘1 bilhão’. Ela fez a conversão imediata em dólares e respondeu: ‘está garantido’”, escreveu.

Apesar do anúncio, ainda não foram divulgados detalhes sobre o formato do investimento ou o cronograma de execução das obras. O prefeito afirmou apenas que as tratativas formais já foram iniciadas e devem avançar de forma acelerada. “Foi um diálogo franco, transparente e olho no olho entre dois belo-horizontinos”, afirmou Damião.

Além das negociações com o Banco dos Brics, a agenda do prefeito na China também inclui reuniões sobre inovação e tecnologia. A viagem faz parte de uma série de compromissos internacionais que o chefe do Executivo municipal tem realizado desde o início do mandato.

Esta é a quarta viagem internacional de Álvaro Damião em 2024. Em abril, o prefeito esteve no Peru para participar de um evento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). No mês seguinte, viajou à Alemanha para encontros comerciais e políticos, além de acompanhar a final da Liga dos Campeões da Europa. Em junho, esteve em Israel a convite da embaixada local para um evento sobre segurança pública e desenvolvimento municipal, viagem que precisou ser interrompida por questões de segurança após tensões na região.

Durante a ausência de Damião, o presidente da Câmara Municipal, Juliano Lopes (Podemos), assume interinamente a Prefeitura de Belo Horizonte. A vice-presidente do Legislativo, Fernanda Pereira Altoé (Novo), passa a ocupar a presidência da Casa durante esse período.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.