O número de casos de intoxicação por metanol no Brasil continua a crescer. De acordo com boletim divulgado neste domingo (5) pelo Ministério da Saúde, o país contabiliza 16 casos confirmados e 209 sob investigação, totalizando 225 notificações relacionadas ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas.
O estado de São Paulo segue como o epicentro da crise sanitária, com 192 registros, sendo 14 confirmados e 178 em análise. Além de São Paulo, outras 11 unidades federativas notificaram casos suspeitos — entre elas Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná, Rondônia, Piauí, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Paraíba, além do Distrito Federal. O Ceará notificou seu primeiro caso neste fim de semana.
Os estados da Bahia e do Espírito Santo descartaram as suspeitas após exames laboratoriais. Até o momento, o país registra 15 mortes, sendo duas confirmadas na capital paulista e 13 em investigação. Destas, sete ocorreram em São Paulo, três em Pernambuco, uma no Mato Grosso do Sul, uma na Paraíba e uma no Ceará.
As informações foram consolidadas pelo Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde Nacional (CIEVS), com dados enviados pelos estados até as 16h deste domingo.
Mín. 17° Máx. 33°