O coração de Belo Horizonte se torna palco de um dos maiores movimentos culturais e socioambientais da América Latina com a chegada da Virada Sustentável, que ocupa o hipercentro da capital mineira com uma programação intensa e gratuita até o próximo domingo (11). O festival, que reúne diversas linguagens artísticas e experiências educativas, transforma ruas, praças e instituições culturais em pontos de encontro para reflexões, celebrações e ações em prol de um futuro mais sustentável.
Shows com nomes como Zeca Veloso, Tiê e Adriana Araújo dividem espaço com intervenções urbanas, exposições, palestras, performances, oficinas e feiras sustentáveis. Locais icônicos da cidade, como a Rua Sapucaí, o Palácio das Artes, o Viaduto Santa Tereza, o Museu de Artes e Ofícios, o Teatro Espanca e a Praça Sete, entre outros, são tomados por atividades que propõem um olhar mais atento, criativo e colaborativo sobre os desafios ambientais e sociais da atualidade.
Cada espaço envolvido ganha um papel específico na proposta do festival, que também se integra a coletivos e iniciativas já atuantes na capital, como CURA, Festa da Luz, Calma Clima, CorridasBH, Lá da Favelinha, Tranquilo e Casa Bankoo. O resultado é uma verdadeira ocupação cultural que convida os cidadãos a vivenciarem experiências imersivas, promovendo a arte como ferramenta de transformação social.
Realizada em outras capitais brasileiras como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre, Belém e Manaus, a Virada Sustentável é considerada o maior festival dedicado à sustentabilidade do continente e já mobilizou milhões de pessoas desde sua criação. Em Belo Horizonte, a edição conta com patrocínio da Cemig e realização do Ministério da Cultura e do Governo Federal, por meio das Leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura.
Com entrada franca em todas as atividades, a Virada Sustentável BH propõe mais do que entretenimento: promove a consciência coletiva sobre a urgência climática, a inclusão social, a diversidade e o cuidado com o planeta – tudo isso em meio à efervescência da arte e da cultura que tomam conta do centro da cidade.
Mín. 17° Máx. 29°