A VLI, administradora da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), promove nesta terça-feira (17), às 19h, o pré-lançamento do projeto Estação de Memórias de Pedro Leopoldo. Em parceria com a Agência de Iniciativas Cidadãs (AIC) e a Prefeitura Municipal de Pedro Leopoldo, o evento ocorrerá no Cine Shopping Marajá, localizado na Rua Herbster, 298, Centro, com entrada gratuita e direito a pipoca e refrigerante para o público.
A Estação de Memórias busca preservar a história ferroviária, um patrimônio material e imaterial da região, e apresentar às novas gerações o impacto da ferrovia na formação das comunidades. Durante o evento, serão passados vídeos que retratam o passado ferroviário da cidade, e os participantes poderão conhecer detalhes da expografia planejada para a antiga Estação Ferroviária de Pedro Leopoldo, atualmente ocupada pela biblioteca municipal, um centro de exposições itinerantes e o Centro de Atendimento ao Turista (GATO). A apresentação oficial está prevista para o primeiro semestre de 2025.
A gerente de Responsabilidade Social da VLI, Maria Clara Fernandes, destacou que o resgate da memória ferroviária reforça a importância de valorizar o passado para planejar o futuro. O programa, viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, promove um trabalho de cocriação com as comunidades locais, reunindo histórias e lembranças de moradores que vivenciaram o cotidiano da ferrovia. Esses relatos serão transformados em exposições interativas, criando um espaço cultural vivo no coração da cidade.
Nos últimos anos, a VLI investiu mais de R$ 14 milhões em iniciativas voltadas à preservação da memória ferroviária, sendo R$ 2,4 milhões somente em 2023. O programa já foi implementado em cidades como Matozinhos (MG), Cachoeira (BA) , Uberaba e Divinópolis (MG). Em 2024, outros municípios mineiros, como Mateus Leme, São João del-Rei e Contagem, foram contemplados. Em 2025, além de Pedro Leopoldo, as ações chegarão a Santa Luzia (MG), Itaúna (MG), Aguaí (SP) e Alagoinhas (BA).
Mín. 17° Máx. 26°