O Circuito Gastronômico de Favelas - Edição especial de Natal chega em sua oitava edição reunindo culinária e cultura popular em Belo Horizonte. O evento acontece no dia 22 de dezembro, domingo, ocupando pela primeira vez o Viaduto de Santa Tereza, um dos pontos mais tradicionais e simbólicos da cidade, em homenagem aos seus 95 anos. Dez cozinheiros de diferentes comunidades periféricas da capital mineira irão apresentar suas receitas que refletem a diversidade, autenticidade e a riqueza das tradições culinárias das comunidades. Além disso, o Circuito Gastronômico vai contar com uma programação cultural para toda família, com diversas atrações artísticas que incluem o primeiro Encontro das Escolas de Samba de Belo Horizonte, uma Batalha de Break Kids, 5 artistas grafiteiros ao vivo com o tema natal e culinária e entre os intervalos a DJ Palomita. A entrada é gratuita e o evento estará aberto ao público das 12h às 19h.
Durante o Circuito Gastronômico de Favelas todas as receitas serão vendidas diretamente pelos chefs participantes, que receberam capacitação sobre gestão de negócios e técnicas de preparo de alimentos. "Além de proporcionar uma plataforma para que os cozinheiros possam mostrar seu talento, o projeto celebra a cultura periférica de Belo Horizonte, é uma oportunidade de promover o empreendedorismo e fortalecer a identidade das comunidades por meio das atividades que projeto desenvolve. Neste ano, o evento ocupará o Viaduto de Santa Tereza conectando ainda mais a gastronomia periférica com o público da capital. Este marco representa a identidade do local com o projeto, que a cada edição ganha novos espaços", explica Danusa Carvalho, idealizadora do evento.
Além da formação culinária,o projeto desenvolve consultorias sobre comunicação, público e canais de venda. A primeira edição de 2025, a Especial de Verão, será realizada entre janeiro e fevereiro e terá como tema a cozinha ancestral, e no segundo semestre está previsto o lançamento da Casa da Gastronomia Social, pela ABC Favelas, associação fundada em 2021. O espaço será destinado à capacitação de novos cozinheiros, oferta de refeições a preços populares, serviços de catering e produção de congelados, fomentando estabilidade e geração de renda por seus fundadores, segundo Isaias Silva, fundador e presidente da Associação, morador da comunidade da Serra.
Cozinheiros e seus pratos
Chefs de 10 comunidades de Belo Horizonte, apresentarão pratos típicos, alguns deles são receitas de família e têm sido transmitidas por gerações. Entre as cozinheiras que estarão presentes no evento, estão Lia, da comunidade Barragem Santa Lúcia, com seu prato Língua Recheada com Chips de Batata Doce; Dona Dirce, do Alto Vera Cruz, que trará a tradicional Feijoada Senzala; Marlene, do Taquaril, com o prato Embolado Berrante; Izaías, da Vila Maçola, com seu Peixe Frito; Lora, do Barreiro, que preparará Panceta Crocante; Diones, da Cidade Industrial, com o Pastel Trem de Minas; Wanusa, do Morro do Papagaio, que trará o prato Agromerado; Alexandra, da Vila Nossa Senhora Aparecida, com o carro chefe Delírio de Limão entre outras tortas; Luana, da Vila Estrela, com sua Delícia da Lua; e Bimbal, da Pedreira Padre Lopes, com a Paella Mineira. Cada um desses cozinheiros representa uma comunidade e traz à tona a riqueza e os sabores autênticos da culinária periférica de Belo Horizonte.
Encontro dos Mestres de Escolas de Samba de BH agita o Circuito Gastronômico de Favelas
Pela primeira vez, baterias de escolas de samba da cidade se reúnem em um cortejo para celebrar o samba e a culinária popular no Encontro dos Mestres de Escolas de Samba de BH . O cortejo partirá do Viaduto Santa Tereza em direção à Praça da Estação com a presença de 68 tambores. Participam deste encontro os mestres das principais escolas de samba da cidade: Mocidade Verde Rosa, sob o comando do Mestre João Batista; Canto da Alvorada, liderado pelo Mestre Linguinha; Escola de Samba Cidade Jardim, com o Mestre Rei; e Unidos dos Guaranys, sob a batuta do Mestre Cassiano.
"É um privilégio para BH reunir mestres de bateria, músicos e a comunidade do samba. Essa união fortalece blocos de rua, caricatos, africanos e nossas escolas de samba. Com a participação de quatro baterias, o cortejo promete contagiar a cidade, mostrando ao Brasil a força do nosso samba", destaca o intérprete Fabinho do Terreiro, responsável por conduzir o cortejo. Os músicos serão acompanhados pelo Rei Momo Wallisson e a Rainha Mari. "O sonho de unir os mestres das escolas de samba de BH se tornou realidade. Estamos encantados em receber esse momento dentro do Circuito e fortalecer o samba como patrimônio da nossa cidade. Este encontro é mais do que uma reunião; é uma celebração da cultura e da tradição do samba em Belo Horizonte, além de marcar o início das atividades do nosso pré-carnaval", conta Danusa Carvalho.
Batalha de Break Kids e pista de skate garante espaço para a nova geração
O Break, que já conquistou palcos ao redor do mundo e se tornou um esporte olímpico, reforça a importância de criar espaços onde a nova geração possa mostrar seu talento. A Batalha de Break Kids será realizada dentro da programação do Circuito às 15h30. A atividade, que é voltada para crianças de 8 a 13 anos, é mais do que uma disputa – é uma celebração do movimento, da criatividade e do espírito esportivo. Cada passo, giro e movimento carrega a essência da cultura Hip Hop e reflete o poder transformador do esporte.
No formato 1x1, as crianças terão a oportunidade de expressar sua individualidade, superar desafios e, acima de tudo, se divertir enquanto desenvolvem habilidades motoras, concentração e autoconfiança. Esse evento foi pensado especialmente para elas, oferecendo um ambiente saudável e acolhedor, onde o respeito e a troca de experiências são tão valiosos quanto os movimentos apresentados. Além disso, a batalha incentiva a prática esportiva desde cedo, mostrando que o Break é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento pessoal, promovendo disciplina, resiliência e trabalho em equipe.
Culinária, ritmos e diversão
Além da gastronomia, o evento conta com uma programação cultural vibrante que começa às 11h, embalada pela DJ Palomita, com atividades infantis, e segue com a participação de grafiteiros e pista de skate a partir do meio-dia. Além da Batalha de Break Kids e do Encontro das Escolas de Samba, às 13h, o público poderá curtir um show de Samba da Meia Noite e, às 17h Fabinho do Terreiro convidando Batateria.
Serviço
Circuito Gastronômico de Favelas
GRATUITO
22 de dezembro, domingo
De 11h às 20h
Local: Viaduto de Santa Tereza
ATRAÇÕES
Grafiteiros
Recreação infantil
DJ Palomita
13h - Samba da Meia Noite
15h30 - Batalha de break
17h - Fabinho do Terreiro convida Batateria
19h - Cortejo com as baterias das Escolas de Samba de BH
Mín. 17° Máx. 26°