Tatiana Weston-Webb e Gabriel Medina celebraram suas conquistas olímpicas nesta segunda-feira, 5 de agosto, em Teahupoo, no Taiti, com uma dança improvisada. Após subirem ao pódio nas Olimpíadas de Paris 2024, os surfistas brasileiros ensaiaram um "passinho" e riram da falta de talento na dança.
"A gente, em dia off, inventa de fazer essas coisas para descontrair. Já estamos aqui há vários dias. É bom dar umas risadas. Não somos dançarinos (risos)," disse Medina.
Gabriel Medina conquistou o bronze ao vencer o peruano Alonso Correa na disputa pelo terceiro lugar. Ele destacou a importância do dia para o surfe brasileiro: "Hoje foi um dia especial para o surfe brasileiro. Conseguimos duas medalhas. Estamos super felizes, nos dedicamos para caramba para esse momento. O mais legal disso tudo é que somos o Brasil. Qualquer competição vamos dar o nosso melhor. Não só eu e a Tati, mas todo dia aqui tivemos essa troca de um puxar o outro. Estávamos na reta final e foram duas medalhas. Estamos super orgulhosos de nós mesmos."
Tatiana Weston-Webb, atleta gaúcha e beneficiária do Programa Bolsa Atleta do Ministério do Esporte, conquistou a prata ao competir contra a norte-americana Caroline Marks, atual campeã do mundo, que levou o ouro com uma pontuação de 10.50 contra 10.33 da brasileira.
O surfe brasileiro, conhecido como Brazilian Storm, tem dominado as competições internacionais, conquistando sete dos últimos nove títulos mundiais na chave masculina. A delegação brasileira chegou à disputa olímpica com seis atletas, a maior delegação, e saiu com duas medalhas.
Medina, agora tricampeão mundial e medalhista olímpico, refletiu sobre sua conquista: "Fico feliz com a medalha. Eu treinei bastante esse ano para isso. Claro que o foco estava na medalha de ouro, mas eu sou medalhista olímpico. Estou muito feliz pelo meu trabalho. E mandar um beijo também para todo mundo que torceu, o Brasil inteiro. Como falei, sou apaixonado pelo nosso país, independente de qualquer coisa. Fico feliz de ter levado uma medalha para nós."
Apesar das condições adversas com poucas ondas grandes em Teahupoo, Tatiana avançou para a decisão, aproveitando uma punição contra a surfista Brisa por não respeitar a prioridade. As ondas da Polinésia Francesa favoreceram os brasileiros, garantindo duas medalhas olímpicas para o país nesta segunda-feira.
Mín. 14° Máx. 32°