20°C 27°C
Lagoa Santa, MG
Publicidade

Campanha promove reconhecimento do queijo mineiro como Patrimônio da Unesco

Iniciativa inclui lançamento de selo e eventos até a avaliação em dezembro no Paraguai.

21/10/2024 às 12h30
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Governo de Minas Gerais lançou a campanha “Uma tradição única no mundo: Queijo Minas Artesanal rumo ao título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco”, com o intuito de reforçar a mobilização em torno da candidatura dos Modos de Fazer O Queijo Minas Artesanal. A avaliação, que ocorrerá na 19ª Sessão do Comitê Intergovernamental da Unesco, está marcada para a primeira semana de dezembro, em Assunção, no Paraguai. Durante o evento de lançamento, realizado no último sábado (20) na Alameda da Educação, na Praça da Liberdade em Belo Horizonte, foi apresentado um selo dedicado à difusão da candidatura e do próprio Queijo Minas Artesanal.

O evento reuniu representantes das dez regiões produtoras do queijo mineiro, destacando a importância cultural e econômica da iguaria. O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira, ressaltou que o queijo mineiro será o primeiro produto da cultura alimentar do Brasil a conquistar esse título. "Ganha nossa cultura e, sobretudo, ganha o turismo, potencializando a economia da criatividade", afirmou.

A campanha é fruto de uma colaboração entre a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha) e a Comissão para Promoção e Difusão da Candidatura, destacando ainda o Ano da Cozinha Mineira - Clássica e Contemporânea.

O cronograma da campanha será contínuo, abrangendo o período de outubro a dezembro. Neste mês, o Iepha iniciará um trabalho de divulgação da candidatura junto aos produtores do Serro, que incluirá entrevistas e um Inventário Cultural Participativo. Essa iniciativa será expandida para as outras regiões queijeiras nos próximos meses, buscando envolver cada vez mais a comunidade nesse esforço.

Além disso, momentos específicos dedicados ao Queijo Minas Artesanal estão previstos durante as feiras Superminas e BTM, que ocorrerão, respectivamente, em Belo Horizonte e Fortaleza, reforçando o compromisso do estado com a valorização e a promoção do queijo mineiro. A campanha não só visa a conquista do título da Unesco, mas também promove uma maior conscientização sobre a importância cultural e histórica do Queijo Minas Artesanal, celebrado como um símbolo da rica tradição culinária de Minas Gerais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários